A maioria das aves passam boa parte de sua vida voando ou nadando. Para isso, as penas são essenciais em servir de isolante térmico e manter a endotermia.
Os outros isolantes térmicos dos animais costumam ser a gordura ou o couro, mas esses materiais são pesados demais para alçar voo. Assim, na história da evolução, acabaram destacando-se as penas.
Outras duas funções das penas são servir de camuflagem de acordo com a vegetação local e ser um atrativo sexual, sendo que normalmente os machos possuem exuberância nas cores. (Lembre-se dos pavões!)
As aves têm bico rígido e sem dentes, portanto, o alimento não passa por trituração na boca. Mas como isso ocorre então? Vejamos:
Para isso, o tubo digestivo apresenta algumas adaptações como presença de papo para armazenagem e de moela onde o alimento é triturado. Após passar pelo intestino, as fezes são eliminadas pela cloaca, uma grande bolsa com abertura externa que armazena os órgãos de vários sistemas: digestório, excretor e reprodutivo.
Outras Curiosidades sobre Aves
- Seu tamanho varia muito, desde os 5 cm (Colibri) até os 2,75 m (avestruz)!
- As aves são a evolução dos dinossauros que conseguiram desenvolver a habilidade do voo depois de milhares de anos!
- Algumas aves transmitem doenças aos seres humanos. As fezes dos pombos transmitem histoplasmose, criptococose (meningite fúngica) e salmonelose. Também as fezes do papagaio transmitem psitacose, um tipo de pneumonia.
- Algumas aves, especialmente os corvos e os papagaios, estão entre os animais mais inteligentes do planeta. Algumas espécies constroem e usam ferramentas e passam o conhecimento entre gerações.
- Nas florestas da Austrália e da Nova Guiné, vive o Casuar, ave que tem a altura de uma pessoa adulta.